sexta-feira, 2 de março de 2012

Tão Forte Tão Perto



 Nesta terça foi dia de Cinema (claro, dia de desconto rsrs). Sorteada pra sala 4 do Boulevard, aquele fiasco de sempre .. com o som das bolas de boliche roubando a cena em diversos momentos.
Fomos eu, Carol e Mau. Eles, tadinhos, acho que gostariam de ter deixado o cinema com 15 min de filme. Bueno, eu que sequer ouvira falar do filme, não tinha a menor idéia sobre o que era, fui com a alma mais aberta .. aliás, fui só sabendo que era um filme com Tom Hanks ( que eu amo de paixão ) e Sandra Bullock (que eu igualmente ... odeio). Enfim, tudo poderia surgir daí.
Como estava bem receptiva, até que me deixei levar pela trama, não chegou a ser sofrido assistir, rs. Até porque aquele piazinho lá rouba a cena pra caramba. Sabe, eu só ficava pensando .. que tão ingrata pode ser a maternidade neste ponto .. que pode lhe reservar um filho insuportável, mau-educado, respondão, cheio de fricotes ... O filme tem alguns clichezinhos e tal ... tem algumas cenas bem forçadas em relação aos fricotes do garoto ... estas cenas de fricote forçado estão presentes em uma parte considerável do filme, acho que talvez seja o q tenha ajudado meus colegas de cine (e talvez muitos outros) a criar esta antipatia com o garoto e consequentemente com o filme ... Isso sem falar da imensa antipatia que se cria com o pandeiro. Mais uma forma de estereotipar o menino, queriam transformar ele num “etezinho” ou uma criança saída de uma fábula infantil. 


Mas eu acho é muito pior o papel de pai bobão que o Hanks faz ... a cena final do filme mostra um lado do pai que deveria ter prevalecido nas cenas do Hank vivo, pois as cenas iniciais embora tentem mostrá-lo como um super pai companheiro e educar, encourajador, etc e tal ... são cenas muito fracas, nitidamente tentando convencer. 
Já naquele momento final, onde o pai sequer está presente, traz um contexto em si capaz de demonstrar com naturalidade toda energia dispensada pelo pai na educação e companheirismo para com o menino. 

 Mas a atuação do molequezinho (Thomas Horn) é excelente, e a do avô dele (Max Von Sydow) melhor ainda. As cenas entre os dois foram fundamentais para fazer o filme valer ser visto. Não se perde muito não o assistindo, mas se resolver assistir .. sim, vale a pena por estas cenas. A cena da revelação final da mãe (Bulock) também é incrível, com certeza o ápice emocional do filme .. ainda assim não teria salvado o filme se analisada isoladamente. A maior parte da trama é previsível, o que dá ainda mais pontos para essa cena final da Bulock, que traz fatos e cenas inesperadas e com uma pitada (leve) de diversão.




                     A química entre os dois foi ótima.


Resumindo bem, fraco ... mas também não me fez sair correndo do cinema. Mas sabe que eu acho que se eu tivesse proposto isto, a Carol e Mau teriam adorado a idéia hehe.
Semana que vem acho que vou ver Os Descendentes. Aguardem.


 
Ficha Técnica Super Resumida
Título: Tão Forte e Tão Perto (Extremely Loud and Incredibly Close)
Elenco: Thomas Horn, Sandra Bullock, Tom Hanks, Max Von Sydow, Viola Davis, Zoe Caldwell, Dennis Hearn, Paul Klementowicz, Julian Tepper e John Goodman
Diretor: Stephen Daldry
Roteirista: Eric Roth e Jonathan Safran Foer
Ano: 2011
País: EUA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...