domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Leitor


Bueno, após assistir o Cisne Negro ontem, já estava até satisfeita e achando que qualquer filme bonzinho já seria suficiente pra tarde de domingo de hoje.
Mas havia escolhido justo qual? Pois é, já leram no título desta postagem : O Leitor.

 Primeiro tenho que dizer que o filme já ganha créditos comigo de antemão porque eu sou super fã dos dois atores, tanto do Ralph Fiennes como da Kate Winslet. Aliás, sempre achei que a Kate foi injustiçada durante muito tempo, reflexos do excesso de hollywoodismo e respingos da péssima atuação do diCaprio em Titanic. O povo só comentava acerca do “excesso de gostosura” dela, mas eu já me encantara com ela desde aquela época.
Mas agora, falando de O Leitor ..  é surpreendente, lindo. Deixa aquele gostinho de doce amargo ... como quando você come aquele doce de laranja bem azedinho sabe. Seria um conto de fadas, só faltou a magia, a vida encantada, o final feliz, o príncipe salvador, a princesa meiga ... não tem nada disso, mas ao mesmo tempo, é feito um conto de fadas ... sem as fadas. 

A tensão é uma constante. Acho que a tensão só parece mesmo começar a se esvair à beira do túmulo. Ali sinto que finalmente a válvula vai começar a se soltar. A felicidade não vai emergir deste caldeirão fumegante mas ao menos a vida pode ficar mais leve pra Michael.


Embora não tenha tido dificuldades em me solidarizar com Hanna no que concerne ao quanto ela se afunda no processo em função do analfabetismo ..  também não tive dificuldades em entender a covardia de Michael. Não concordo com nenhum, não defendo, mas sofro com os dois. É uma ânsia intensa de tentar entender como eles chegaram até aquele ponto, em especial ela.   
Aliás, tento analisar, julgar, me posicionar, ler a alma, ler o real sofrimento .. e não consigo. A cena que bem retrata o que seria fundamental para conseguir analisar e se posicionar sobre as personagens pode ser resumida com uma cena bem trivial (mas definitivamente não é, aliás, esta cena está presente no Trailer também) : é a cena onde o colega de faculdade do Michael indaga sobre a questão polêmica de fazer este julgamento, sobre o julgar em si, e Michael rebate que não se trata de julgar e sim entender. Aliás, a grande tirada pra mim é isso ... qual seria a essência para o entendimento sobre quem é realmente a Hanna do verão de Michael ? Este é pra mim o maior dilema, a maior dúvida ... aquela aspereza é intrínseca dela ? Foi desenvolvida ao longo da vida ? Foi desenvolvida nos Campos ? Mas contando apenas com esta visão parcial das vidas deles, com toda a aspereza dos personagens, não foi possível entender muito. Fomos apenas expectadores desta triste história. Talvez a filha do Michel, ouvindo tudo que ele tinha pra lhe dizer, possa um dia entender seu pai. Quanta a Hanna, jamais saberemos como ela chegou até aquele ponto e como aquilo realmente afetou ou não ela.

Ficha Técnica Super Resumida
Título: O Leitor (The Reader)
Elenco: Kate Winslet, Ralph Fiennes, David Kross, Jeanette Hain
Direção: Stephen Daldry
Gênero: Drama
Ano:  2008
País: EUA/Alemanha


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...