domingo, 18 de novembro de 2012

Bonequinha de Luxo

Quem mais leva tanto tempo pra resolver assistir à um clásico como este ?

Pois foi o que fiz nesta tarde enfadonha. Em primeiro lugar fiquei imensamente surpresa ao saber que o título original é "Breakfast at Tiffany's", ou melhor dizendo "Café da Manhã na Tiffany's".

Nós conhecemos tantas imagens de Audrey neste filme, mesmo nunca tendo assistido à ele. Acima de tudo não pelo filme em si, e sim pelo figurino da personagem. E era tudo que eu sabia, sobre a figura icônica que ela se tornou em função justamente do seu vestir. Mas nunca poderia imaginar do que se tratava o filme ... não sei porque não, com um nome tão sugestivo.

Assim como vemos em muitos clássicos há um toque de humor escrachado que eu não tolero muito bem. Não é assim tão fácil me fazer rir ! rsrs ... sério, não gosto de comédias, de forma geral. Mas tudo bem, eu entendo que fazia parte de muitos filmes da época.

Mas é um filme delicioso de assistir. Ela é realmente tão meiga, tão fácil de conquistar a gente. Impossível vê-la como uma prostituta. Só consigo enxergar sua alma excêntrica, livre e acima de tudo tão autêntica. Mesmo quando cruel, na sua maneira tão verdadeira de se comportar ... A sua ambição é tão grande quanto sua inocência.

E é incrível como ela, daquele jeito louco e naquela vidinha num apartamentozinho decadente, transmita tanto glamour.

É difícil falar dele. Quando assisti o filme, dei meu ok pra ele. Assistindo aos extras, vi que o diretor nunca ficou contente com o ator escolhido. Mesmo anos depois. Agora, quando escrevia sobre o filme, ficou claro porquê. Introduzi este parágrafo no meio do texto, somente pra fazer essa nota. Mas a princípio eu nem ia falar dele. E ele não é ruim, como eu disse, está ok. Ele tem presença e acho que fez o excelente papel de amigão bobão. Não no sentido de amigo bobo, mas de: o amigão mesmo e do bobão que tá babando de amor pela louca desvairada, rsrs. Duas coisas separadas. Mas realmente, nem o ator nem o personagem se destacam muito.

Gostei do filme. Ele não tem nada de fenomenal mas é aquele perfeitinho romance de antigamente. Confesso que até chorei na finaleira do filme, achei a cena do "gato" tão linda. É engraçado como esses filmes não tinham grandes produções, eram pura emoção e muitas falas e falas ... e canções ... e havia uma pureza nas histórias de forma geral. Será que no fundo é o que queremos ? Quanto a mim, acho pouco provável ... eu adoro as grandes produções, as tramas, as incógnitas, os fatos inesperados. Ainda assim, mesmo desprovido de tudo isso, Bonequinha de Luxo é um filme de encantamento. Não no luxo, não no glamour, não na sua vida cheia de homens e festas ... o encantamento puro pela simplicidade e pelo amor.

Ficha Técnica Resumida:

Título Original: Breakfast at Tiffany's
Diretor:  Lee Strasberg
Elenco: Audrey Hepburn, George Peppard, Patricia Neal.
Roteiro: Truman Capote (romance original) e George Axelrod (adpatação roteiro)
Ano: 1961
País: EUA 
Gênero: Romance

Algumas considerações:
Recomenda: é um clássico que merece ser visto
Ponto alto do filme: Cena da chuva
Ponto baixo do fime: as cenas com o oriental, em especial a primeira cena que ele aparece. Desnecessário.
Extras do DVD: têm alguns, bem bacanas. Gostei do extra sobre a trajetória dela como símbolo icônico e a parceria com Givenchy;  também do que fala um pouco da história da Tiffany's; É uma pena que seja cada vez mais difícil encontrarmos dvd's com extras. Me surpreende que o de Bonequinha de Luxo tenha sido lançado com alguns, de forma que mostra que há uma imensa má vontade ao não incluir em títulos recentes.














Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...